top of page

Prevenção na Quedas de Ferramentas

Escrito por: Correa Leite

Guarulhos, 17 de Junho de 2024.


A queda de objetos em alturas no local de trabalho é uma ameaça proeminente em inúmeras indústrias em todo o mundo e muitas vezes sem análise de risco especifica e procedimentos de segurança para prevenção deste e de outros problemas relativos a quedas de objetos em alturas.


O desafio de mitigar os riscos de Queda de Objeto está sendo enfrentado de forma admirável, muitas vezes diante de uma pressão financeira considerável.


É possível evitar danos de alto custo à reputação corporativa e às finanças, bem como evitar a perda potencial de vidas ou danos graves aos colaboradores das empresas.


Necessário avaliar os riscos e traçar objetivos para implementar um programa abrangente de prevenção contra Quedas de Objetos e a consequente instalação de soluções robustas de mitigação.


Há muito trabalho a ser feito para garantir que as melhores práticas de Prevenção contra Queda de Objetos sejam mitigadas.





Por que ocorrem quedas de objetos ?


Podem ocorrer em diversos ramos de atividades industriais dentre os principais fatores causadores destacamos: quedas de ferramentas e materiais, equipamentos que caem de prateleiras, plataformas, andaimes, maquinários ou das mãos de um trabalhador.


Quedas de objetos no local de trabalhos se enquadram em uma das duas categorias: estática que se dá por objetos fixos que caem de alturas elevadas, sem aplicação de força externa e a dinâmica  que ocorre quando existe uma força externa sendo aplicada e o objeto está em movimento.


O erro humano durante a operação de guindastes e outros procedimentos de movimentação de carga é outra fonte de risco e fatores a serem considerados nos procedimentos de prevenção de queda de objetos.


Outros fatores ainda devem ser considerados como causadores na queda de objetos tais como: falta de manutenção, má conservação das instalações e estruturas nos equipamentos móveis, corrosões, execução de manutenção em alturas, armazenamentos inadequados, fixações inadequadas, descuidos humanos,  condições climáticas adversas, exposição à radiação ultravioleta, excesso de vibrações, dentre outras possibilidades.


Cria-se desta forma  uma ameaça significativa quando procedimentos de prevenção contra Queda de Objetos não são prescritos e seguidos de forma rigorosa.


Quais as consequências e como prevenir quedas de objetos ?


Podem ter várias consequências tais como: ferimentos, danos materiais, interrupções operacionais, riscos de segurança e a vida.


O impacto direto de objetos em queda, como uma ferramenta, pode atingir níveis fatais mesmo com o uso de capacetes, que não são projetados para suportar forças tão altas. Além disso, objetos que se desviam ao cair (deflexão) representam um risco significativo. Mesmo em áreas com "Zonas de Queda" designadas, que mantêm as pessoas fora de áreas de trabalho em altura, ferramentas podem se desviar e percorrer grandes distâncias horizontalmente. Este fenômeno pode colocar em risco trabalhadores que não estejam dentro da zona delimitada, deixando-os despreparados para evitar o perigo.


Portanto prevenir quedas de objetos é essencial para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e manter desta forma a eficiência e a produtividade do processo produtivo

Quanto a prevenção se faz necessário implementar práticas de armazenamento seguro, treinamento adequado, inspeções regulares e uso de equipamentos de proteção individual (EPI) quando não for possível a existência de uma proteção coletiva ou se for o caso a conjugação de ambos.


A Balaska Equipamentos oferece soluções inovadoras para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, com sistemas eficazes na prevenção de quedas de objetos. Com foco em práticas seguras e tecnologia de ponta, a empresa se dedica a criar um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente para todos os colaboradores. Consulte-nos!


 



Fonte de pesquisa: Dropsafe

Comments


bottom of page