Escrito por: Correa Leite
Guarulhos, 28 de Outubro de 2022.
Os capacetes de segurança ajudam a proteger o usuário, absorvendo a energia do impacto. Com o tempo, os raios ultravioleta do sol podem fazer com que o casco do capacete se torne quebradiça e comprometa sua capacidade de proteger o usuário. Com o capacete de segurança 3M da Série H-700 e o Sensor Adesivo UvicatorTM, o usuário saberá quando é a hora de substituir um capacete devido à exposição prolongada aos raios ultravioleta.
O Sensor UvicatorTM muda de cor avermelhada para branco quando o capacete é exposto a luz ultravioleta, alertando o usuário de que é hora de trocá-lo.
Este Sensor UvicatorTM deve ser utilizado apenas com os capacetes da Série H-700 da 3M, tanto o modelo Ventilado Classe A (CA 29637) quanto o Não Ventilado Classe B (CA 29638).
Fonte: Boletim Técnico Uvicator (3M)
Modelo H-701 Secure Fit com sensor
Com exclusivo sensor UV Uvicator 3M.
Quando o indicador ficar branco, significa que chegou a hora
de trocar seu capacete, este modelo substitui o H-700, mantendo o mesmo CA.
Recomendações Gerais:
Sobre as Cores: Divididos em diversas cores cada uma delas representa uma área e uma função. Não se trata de uma norma, somente boas práticas, mas a empresa pode utilizá-la como forma de identificar as funções de cada trabalhador e, assim, ajudar a garantir a segurança de todos, a saber: Capacete branco ou cinza: engenheiros, estagiários, técnicos, mestres de obra e encarregados Capacete azul: pedreiros Capacete laranja: eletricistas Capacete marrom: carpinteiros, visitantes
Capacete preto: operador de máquinas
Capacete vermelho: bombeiros, carpinteiros de forma
Capacete verde: operários e serventes
Atenção!
Faça sempre uma análise de riscos antes de indicar um EPI, certifique-se que ele foi testado e é adequado a aquela atividade, não basta apenas usar o capacete de acordo com o prazo, mas também a análise em relação ao ambiente, tipo de trabalho, agentes agressivos, dentre outros...
O Certificado de Aprovação (CA) tem prazo de validade diferente do EPI. O CA se trata de uma legalização concedida pelo Ministério do Trabalho para garantir que o EPI foi fabricado segundo as normas legais.
O prazo de validade definido a partir da data de fabricação é de 5 anos para o casco, suspensão e jugular desde que observadas as condições corretas de estocagem. O prazo de validade se refere ao produto na embalagem sem uso.
A partir do momento em que o capacete é colocado em uso, condições como a constante exposição ao sol, frio, solventes, vapores orgânicos, graxas e hidrocarbonetos em geral pode reduzir seu tempo de vida útil, o qual é variável e deve ser determinada pelo responsável pela área de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho da empresa.
Uma recomendação se faz mais do que necessária, em caso de dano o capacete deve ser substituído imediatamente, embora esteja no prazo de validade, portanto faça sempre uma inspeção no EPI antes do uso.
Suspensão do Capacete de Proteção deve ser substituída periodicamente após avaliação das condições ideais de utilização.
Segundo a ABNT NBR 8221 cada Capacete de Proteção deve ter marcações permanentes e legíveis, com informações a respeito da marca de identificação do fabricante, data de fabricação, modelo do casco e forma de marcação (indelével conforme determina Norma Regulamentadora de No. 6).
Sempre que um capacete for usado em conjunto com outro EPI, é preciso respeitar o prazo de validade de cada um deles. Também é preciso avaliar o tipo de trabalho exercido, alguns fazem com que o EPI se desgaste antes mesmo do término da validade.
Em caso de dúvidas, consulte sempre nossos Especialistas!
תגובות