Escrito por: Renato Brasil
Guarulhos, 16 de Janeiro de 2023.
Para falarmos das luvas em látex e nitrílicas faremos uma introdução às normas.
EN 420 - Exigências Gerais: Define as exigências gerais em termos de identificação do fabricante e da marca do produto, composição da luva, embalagem, tamanhos disponíveis.
EN374-2 especifica um método de ensaio para a resistência à penetração das luvas de proteção contra os produtos químicos e/ou micro organismos. Quando as luvas resistem à penetração, ensaiadas segundo esta parte da EN374, constituem uma barreira eficaz contra os riscos microbiológicos.
EN374-3 Resistência dos materiais que constituem as luvas de proteção contra produtos químicos não gasosos potencialmente perigosos em caso de contato contínuo.
Nível Exigência: 1º Nível: 0 a 1 - Penetração: indica que o produto resiste ou não resiste à penetração de água e de ar.
2º Nível: 0 a 6 - Permeabilidade: Indica o tempo que necessita um produto perigoso para atravessar a película protetora por permeabilidade.
Existem ainda outras normas de aplicação para temperaturas EN407 - Resistência ao Calor e/ou Fogo e EN511 - Resistência ao frio.
EN388 – resistência mecânica.
Luva em Látex Natural: fabricada em borracha natural. Trata-se do tão conhecido látex que, como sabemos, é uma resina vegetal extraída da seiva da seringueira. Esse material também é a matéria-prima de uma série de itens comuns no nosso dia a dia; como pneus mangueiras, preservativos, entre outros.
Por ser um produto de extração vegetal, algumas pessoas pode apresentar alergia a proteína do látex. Para evitar qualquer risco nesses casos recomenda-se a substituição da luva látex por luvas nitrílicas e de material sintético.
Importante observar o tipo de contaminante em questão e saber se a borracha nitrílica será uma boa barreira. Existem basicamente dois segmentos de luva de látex: descartáveis e reutilizáveis.
Luvas em látex natural costumam ser bem maleáveis e confortáveis. Boa resistência mecânica e excelente proteção contra os agentes patogênicos do sangue e demais fluidos. Ótima resistência contra tipos de cetonas.
Luva em borracha Nitrílica: luva desenvolvida com borracha sintética. Também possui modelos descartáveis. Não contém proteínas do látex e oferece uma ótima resistência a desgaste e substâncias corrosivas. É considerado um dos modelos mais resistentes em termos de resistência química, sendo muito segura para indivíduos que apresentam alergia ao látex.
Ambas as luvas (Látex ou Nitrílicas descartáveis), podem conter ou não forro em floco de algodão (Amido de milho), para facilitar o calçamento e ajudar a absorver a sudorese. As luvas que não tem floco de algodão podem ser clorinadas, basicamente é um tratamento que ajuda no calçamento tornada a luva mais lisa na parte interna.
As luvas reutilizáveis em látex ou borracha nitrílicas podem ter suporte têxtil em tecido para dar maior resistência mecânica e/ou térmica além de ajudar na absorção da sudorese.
Comments