top of page

Curiosidades sobre a realização do Fit Test e a Portaria nº 672

Escrito por: Renato Brasil

Guarulhos, 15 de Outubro de 2022.


A Portaria nº 672 traz orientações específicas para proteção respiratória, abordando temas como Fit test e PPR da Fundacentro. Ela menciona a obrigatoriedade de realização de ensaio de vedação para respiradores com contato facial e traz a orientação para seguimento das recomendações da publicação "Programa de Proteção Respiratória - Recomendações, Seleção e Uso de Respiradores" da FUNDACENTRO, além de NRs aplicáveis.

Fonte: Site 3M do Brasil


Você sabe o que é Fit Test?

É o ensaio de vedação para respiradores com contato facial (vedação apertada), descrito pelo PPR (Programa de proteção respiratória) da Fundacentro. Através deste ensaio se consegue saber o tamanho e modelo do respirador que é mais adequado ao individuo.

Nota: Fundacentro é uma instituição de pesquisa e estudos pertinentes à segurança, higiene e medicina do trabalho, vinculadas ao Ministério do Trabalho do Brasil.


Você sabe o que é o Programa de proteção respiratória da Fundacentro?

É a instrução dada para seguir um procedimento de segurança sobre os riscos existentes em cada atividade laboral. Usualmente se faz o mapeamento dos riscos, seleção do respirador, PPR, ensaio de vedação, Treinamento: usuários, supervisores e administradores do programa e por ultimo avaliações periódicas (Auditorias).


Qual a frequência para o ensaio de vedação?

No mínimo anual.

Ensaio de vedação qualitativo: Subjetivo. De acordo com a resposta do usuário em sua percepção das substancias utilizadas no ensaio.


Se você necessitar realizar o Fit Test Qualitativo e adquirir um Kit com capuz, borrifadores, soluções Bitrex (Percepção amargo) ou Sacarina (Percepção doce), entre em contato conosco e solicite uma cotação.


Código: 03.0101 - KIT ENSAIO FT30 VEDAÇÃO N IMP BITREX HB004323638.

Código: 03.0102 - KIT ENSAIO FT10 VEDAÇÃO SACARINA H0001622093.



Ensaio de vedação quantitativo: Metodologia de contagem de partículas através de um equipamento (Portacount), o equipamento realiza uma analise dentro e fora do respirador e calcula o fator de vedação. Teste não subjetivo pois, independe da resposta do usuário.







Fonte: Imagens da Internet.


Comments


bottom of page