top of page

Capacetes de Segurança

Por: Jader Oliveira

Fonte: Imagens da Internet.

Guarulhos, 20 de Julho de 2022.


A segurança é sempre uma questão muito importante em todas as atividades industriais e quanto mais preparados, menor a chance de acidentes e ferimentos nos locais operacionais. A cabeça é o único órgão do corpo humano totalmente envolto em osso e por natureza deve ser protegida como um componente funcional muito vital do corpo. Assim, o uso de capacetes de segurança surge como a primeira linha de defesa contra ferimentos na cabeça, mas, eles só funcionam quando usados corretamente. É seguro dizer que os capacetes de segurança salvam vidas e reduzem o risco de lesão cerebral. Os capacetes de segurança ocupacional são projetados para proteção contra impactos, colisões, arranhões e exposições elétricas indesejáveis a cabeça, olhos e pescoço. Existem no mercado alguns modelos de capacetes de segurança voltados para cada área de atividade por ex: capacete de bombeiros industriais, resgate e de bombeiros florestais. O modelo de capacete mais utilizado para bombeiros florestais seriam os modelos de aba total aprovado pela NFPA 1977. Já os modelos de resgate mais utilizados seriam os modelos sem aba. Para bombeiros industriais possuímos modelos aprovados pela EN 443 (norma europeia) e NFPA 1971 (norma americana).


Fonte: Imagens da Internet

Os capacetes de segurança de uso ocupacional são regidos pela NBR 8221 - Que especifica os métodos de ensaio e estabelece tipo e classe de capacetes de segurança para uso ocupacional, fixa os requisitos mínimos quanto às características físicas, de desempenho e prescreve os ensaios para a avaliação dos referidos capacetes aos quais são destinados à proteção da cabeça contra impactos, penetração e riscos elétricos no uso ocupacional.

Ao longo do tempo as normas são atualizadas e melhoradas a fim de trazer mais segurança aos trabalhadores e usuários e a ultima versão da NBR 8221 é a versão 2019. Abaixo segue diretrizes da NBR 8221 atual:

NBR 8221 edição 2019: O Capacete de segurança é classificado conforme o tipo de proteção oferecida quanto aos riscos de impacto e elétrico;

Tipo I: Capacete de segurança concebido para reduzir a força de impacto no topo da cabeça;

Tipo II: Capacete de segurança concebido para reduzir a força de impacto no topo e nas laterais da cabeça;

Classe: Considera a proteção contra riscos elétricos de baixa e alta tensão ou sem nenhuma proteção;

Classe G: Proteção contra impactos e riscos elétricos de baixa tensão;

Classe E: Proteção contra impactos e riscos elétricos de alta tensão;

Classe C: Proteção contra impactos e não oferece proteção para riscos elétricos.

O capacete Tipo II contempla os requisitos do capacete Tipo I, assim como o capacete Classe E contempla os requisitos das Classes G e C.

A seleção do modelo ideal de capacete depende dos riscos envolvidos nas atividades, bem como a necessidade de conjugação de outros equipamentos ex: Abafador, protetor facial entre outros. Os equipamentos a serem conjugados devem ser compatíveis com o capacete e também serem certificados e testados em conjunto.



Como saber qual protetor facial e abafador podem ser utilizados com determinado capacete?

No C.A dos produtos é possível identificar quais modelos foram testados e aprovados para o uso em conjunto com o capacete, de modo o cliente estar com a proteção correta e efetiva.



Posso utilizar capacete de uma marca e abafador ou protetor facial de outra?

É necessário analisar as informações contidas no C.A do produto a fim de verificar se foi testado em conjunto, caso o modelo de abafador ou protetor facial não conste nas informações do C.A do capacete, o material não deverá ser utilizado.



Como utilizar corretamente o capacete?

Ao receber o capacete o usuário poderá identificar como realizar a montagem correta da suspensão/carneira através do manual de instruções contida na embalagem do produto. Após a montagem da suspensão/carneira o usuário deverá ajustar a mesma ao tamanho de sua cabeça, o ajuste deverá ser feito de uma forma que o capacete não fique solto e nem muito apertado, pois no caso de muito solto o mesmo poderá vir a cair em alguma movimentação e muito apertado gerará desconforto/incomodo.



Porque é importante o uso da jugular?

A principal função da jugular é justamente aumentar à fixação do capacete a cabeça, evitando que o mesmo caia, ou seja, retirado incidentalmente trazendo riscos ao usuário, dessa forma é possível manter o capacete mais fixado e de uma forma mais confortável ao profissional.



Qual a validade dos capacetes?

Cada fabricante estipula um prazo de validade para seus produtos, sendo neste caso necessário verificar as informações contidas no manual do capacete. Em maioria dos fabricantes, o prazo de validade é de 5 anos variáveis de acordo com as condições de uso e estado físico do equipamento.

O prazo poderá ser acompanhando através das informações com a data e lote de fabricação contida no interior do casco estampados em forma de relógios, onde um significa mês/semana e outro o ano de fabricação.

Comments


bottom of page