top of page

Qual é a diferença entre Máscara Cirúrgica e Respiradores?

Escrito por: Renato Brasil

Guarulhos, 16 de Outubro de 2022.


Fonte: 3M do Brasil e Animaseg.


Respiradores Seguem NBR 13.698.

Máscaras Cirúrgicas seguem ABNT NBR 15052. De acordo com a Nota Técnica 4/2020.

Fonte: Imagens da Internet.


Qual é a diferença entre um respirador certificado e uma Máscara Cirúrgica?

Os respiradores são projetados para ajudar a reduzir a exposição do usuário a partículas aéreas. O objetivo principal de uma máscara cirúrgica é evitar que partículas biológicas (por exemplo: bactérias e vírus) sejam expelidas pelo usuário para o ambiente. Máscaras Cirúrgicas não são projetadas para vedar totalmente o rosto, portanto o ar pode vazar ao redor das bordas.


Qual a diferença entre gotículas e aerossóis?

As gotículas têm tamanho maior que 5 µm (micrômetros). Cada micrômetro equivale à milionésima parte do metro. Elas podem atingir a via respiratória alta, ou seja, a mucosa das fossas nasais e a mucosa da cavidade bucal. Nos aerossóis, as partículas são menores e permanecem suspensas no ar por longos períodos. Quando inaladas, podem penetrar mais profundamente no trato respiratório. Existem doenças de transmissão respiratória por gotículas e por aerossóis que requerem modos diferentes de proteção.


Posso utilizar uma Máscara Cirúrgica para proteção contra; poeiras, névoas e fumos?

A resposta é não! Pois, a máscara cirúrgica não sela no rosto para impedir a entrada de contaminantes e também é necessário avaliar o tipo de filtro utilizado na Máscara Cirúrgica.

Elas também podem ser oferecidas a pacientes por organizações de saúde para auxiliar a proteger a saúde de funcionários e outros pacientes, de partículas introduzidas ao ambiente conforme o paciente fala, espirra ou tosse.

Alguns respiradores aprovados são projetados para ter as características tanto de um respirador como de uma Máscara Cirúrgica. Esses produtos são frequentemente chamados de "respiradores hospitalares ou respiradores para saúde". Nos EUA, os respiradores hospitalares N95 são aprovados pela NIOSH e liberados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para uso em cirurgia. Em outros países, esses produtos são frequentemente aprovados por duas agências equivalentes ou similares. No Brasil, os respiradores hospitalares para profissionais da saúde, além de aprovação segundo norma ABNT, possuem registro ANVISA.


Qual é a diferença entre as certificações de respiradores em diferentes países? (N95 vs. FFP2 vs. KN95, etc.)

Os respiradores do tipo peças faciais filtrantes (PFF), que muitas vezes são chamados de respiradores descartáveis, estão sujeitos a vários regulamentos ou Normas em todo o mundo. Essas Normas especificam certas propriedades físicas e características de desempenho necessárias para que os respiradores reivindicarem conformidade com uma Norma específica. Durante situações de pandemia ou emergência, as autoridades de saúde geralmente fazem referência a essas Normas ao fazer recomendações sobre o respirador, afirmando, por exemplo, que certos grupos de pessoas devem usar um respirador “N95, PFF2 ou equivalente”.

A maioria dos padrões regulatórios para PFFs tem métodos de teste e classificação de respiradores semelhantes, mas não idênticos. A descrição de classe para respiradores mais utilizada é a eficiência de filtração. Essa é a capacidade de um respirador filtrar uma partícula específica em um teste de laboratório controlado. Devido às semelhanças nos requisitos padrões, as seguintes classes de respiradores de vários países e regiões, têm aproximadamente 94-95% de eficiência de filtração e são projetados para promover uma vedação com o rosto e podem ser considerados funcionalmente semelhantes para a maioria dos usos contra partículas aerodispersóides sem óleo:

• Austrália/Nova Zelândia - P2

• Brasil – PFF2, P2

• China - KN95, KP95

• Europa - FFP2

• Japão - DS2, DL2

• Índia - BIS P2

• Coreia – 1ª classe

• EUA NIOSH - N95, R95, P95


Posso utilizar um respirador tipo PFF se eu tiver pelos faciais?

As PFFs são consideradas respiradores de vedação apertada, isso significa que eles devem vedar junto à pele do usuário para funcionar adequadamente. Portanto, usuários devem estar barbeados se forem utilizar uma PFF. Caso o colaborador não possa se barbear, é recomendado um respirador do tipo motorizado com capuz.


Devo realizar o Fit Test em Máscara Cirúrgica?

Não é aplicável, pois, a máscara cirúrgica não veda no rosto. Fit Teste somente é aplicável para respiradores com selagem facial.


Existem tamanhos diferentes para PFF e Máscara Cirúrgica?

Para as PFF não! Existem modelos diferentes, porém, tamanho único no geral médio. Máscaras Cirúrgicas existem algumas com tamanho compatível com o rosto infantil.



Se desejar podemos lhe enviar uma cotação e também sanar dúvidas!

Comments


bottom of page