Por: Jader Oliveira.
Guarulhos, 12 de Maio, de 2022.
Ao longo dos anos com a evolução tecnológica de máquinas e equipamentos dia após dia surgem novas necessidades/melhorias, neste sentido faz-se necessário a inclusão sem discriminação de todos os povos no meio trabalhista. Após muitas dúvidas e dificuldades a respeito sobre a inclusão de Pessoas com
Deficiência (PcD) no ambiente Fabril, principalmente pela segurança de todos, as normas vigentes tem voltado os olhos para este publico a fim de padronizar e melhor a segurança de todos.
Através da portaria Mtb nº877 através do item 6.8.1- Obrigações do fabricante e/ou importador nacional, no item “L”, faz menção sobre determinar a promoção da adaptação do EPI pelo detentor do certificado de aprovação (C.A) para pessoas com deficiência. E também a Nota técnica 150/2016/CGNOR/DSST/SIT que esclarece as questões relacionadas à Segurança e saúde no trabalho de pessoas com deficiência em especial sobre adaptação de EPI.
Dúvidas frequentes:
Quem poderá realizar a adaptação do EPI?
De acordo com o item 6.9.3.2 A adaptação do Equipamento de Proteção Individual para uso pela pessoa com deficiência será feita pelo fabricante ou importador detentor do C.A.
Posso realizar adaptação em qualquer tipo de EPI?
A adaptação poderá ser realizada em qualquer tipo de EPI desde que seu nível de desempenho de proteção não seja alterado, sendo, portanto, indispensável à participação do fabricante para proceder à adaptação ou para, no mínimo orientar nas alterações necessárias, principalmente a zelar para que a adaptação não gere riscos adicionais.
Para adaptação de EPI, é necessário emitir um novo C.A?
A adaptação do EPI realizada pelo fabricante o importador não invalida o C.A já emitido, sendo desnecessária a emissão de novo C.A.
Essa adaptação trata-se de uma personalização única e aplicável tão somente aquele caso concreto, de modo que não existe mecanismo para emissão de C.A especifico para EPI adaptado as necessidades peculiares de cada pessoa.
Como faço para adquirir um EPI adaptação?
A Balaska ao longo de 31 anos de expertise e sendo pioneira nessa busca pela melhoria continua e promoção da segurança, possui parcerias com empresas especializadas no ramo e poderá auxiliar através de uma analise em conjunto com o cliente e colaborador na identificação e melhor adaptação do EPI sempre pensando no conforto, segurança, inclusão e bem estar do colaborador. Contate-nos teremos a solução ideal para cada caso especifico.
Comments